O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

ARTIGO


A seleção de artigos para publicação toma como critérios básicos sua contribuição à história da educação, a originalidade do tema ou do tratamento dado ao mesmo, assim como a consistência e o rigor da abordagem teórico-metodológica. O artigo deve ter a extensão mínima de 10 páginas e máxima de 30 páginas, incluindo as referências bibliográficas e as notas. Pode ter no máximo cinco autores.


O artigo deve conter TÍTULO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, TITLE, ABSTRACT e KEYWORDS. Quaisquer informações adicionais sobre o artigo devem ser incluídas como nota de fim. As palavras-chave e keywords devem estar separadas por ponto e vírgula.


O resumo e o abstract devem ter cada um até 15 linhas. Serão aceitos artigos em português, inglês, espanhol e francês.


Para a digitação do texto, utilizar o Word for Windows com a seguinte configuração: Fonte: "Times New Roman" Tamanho da fonte: - do texto: 12 - do título do artigo: 12 em caixa alta e negrito - da nota de rodapé: 10 - utilizada em título e fonte bibliográfica de ilustrações: 10 - para citações longas: 11 Tamanho de folha: A4 Margens: superior: 3,0 cm Inferior: 2,5 cm Esquerda: 3,0 cm Direita: 2,5 cm Alinhamento do texto: Justificado Espaços entre as linhas: 1 (simples) Recuo de início de parágrafo: 1,25 cm Recuo de citação longa: 4 cm Notas devem ser colocadas no fim do texto.


As notas e as citações devem ser apresentadas conforme a NBR 10520. As referências bibliográficas devem estar de acordo com NBR 6023:2002 - Informação e documentação - Referências – Elaboração. Deve ser utilizado o sistema alfabético para as referências, que serão reunidas no final do artigo. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à revista Assembleia. Não há qualquer remuneração pelos trabalhos publicados. Os textos poderão ser apresentados com ilustrações e gráficos com as fontes devidamente mencionadas.


A publicação e os comentários a respeito de documentos inéditos seguirão as normas especificadas para os artigos. As traduções devem vir acompanhadas de autorização do autor. Caso o trabalho/pesquisa e/ou experiência didática tenha apoio financeiro de alguma instituição, esta deverá ser mencionada. Os artigos podem sofrer alterações editoriais não substanciais (reparagrafações, correções gramaticais, adequações estilísticas e editoriais).


Os editores e/ou quaisquer indivíduos ou instituições vinculadas à revista Assembleia não se responsabilizam pelas opiniões, ideias, conceitos e posicionamentos expressos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). O(s) autor(es) é(são) responsável(is) pela adequação dos textos às normas ortográficas e gramaticais e às normas de publicação, e não cabe à revista Assembleia qualquer responsabilidade sobre elas.