EXPERIÊNCIAS DE MODERNIZAÇÃO E DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA AMÉRICA LATINA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: BRASIL E URUGUAI (2005-2015)

  • Tiago Vieira Rodrigues Dumont UNESP

Resumo

Este trabalho tem por objetivo fazer uma análise comparada da política habitacional surgida no Brasil e Uruguai durante os governos do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Frente Ampla (FA), no período de 2005-2015. Propomos discutir como essa política pública reflete a partir das ações do governo, um projeto de Estado, que busca articular a produção de uma justiça social conjugado ao desenvolvimento econômico, assim como, realiza a defesa da soberania nacional por meio de uma modernização conservadora. Uma das nossas hipóteses seria que a implementação de tal política seria uma expressão do pensamento conservador, mas também, do processo de modernização que acompanha a formação do continente latino-americano, revelando assim, as estratégias e os limites do Estado, na produção de políticas pública para população de baixa renda. Ou seja, os governos do PT e da FA, mantinha a expectativa de um Estado o suficientemente forte para diminuir a desigualdade, mas sem ameaçar a ordem estabelecida.


 

Publicado
Mar 17, 2019
##submission.howToCite##
DUMONT, Tiago Vieira Rodrigues. EXPERIÊNCIAS DE MODERNIZAÇÃO E DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA AMÉRICA LATINA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI: BRASIL E URUGUAI (2005-2015). Entropia, [S.l.], v. 3, n. 5, p. 06-31, mar. 2019. ISSN 2526-2793. Disponível em: <http://entropia.slg.br/index.php/entropia/article/view/113>. Acesso em: 14 out. 2019.