PARTICULARIDADES NA FORMAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO: QUESTÕES PRELIMINARES ACERCA DA FUNDAÇÃO DO PCB

Autores

  • Heitor Cesar Ribeiro de Oliveira UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v6i11.263

Resumo

Às vésperas de completar 100 anos o Partido Comunista Brasileiro continua despertando interesse seja por sua própria história, que em muito se confunde com a história do Brasil, das lutas populares e sociais, e pelo simples fato de, dentro da atual realidade política, ser o mais antigo partido brasileiro, seja, também, pela curiosidade despertada por ver esse quase centenário partido com forte presença nas ruas marchando nas manifestações contrarias ao governo Bolsonaro e suas políticas.

Por mais que sua história tenha sido visitada por especialistas de diversas ciências, tais como história, ciência política, sociologia e outras, bem como pela memória de antigos e atuais militantes, são poucos os consensos que se evidenciam ao se pesquisar sobre o Partido Comunista Brasileiro. Podemos, inclusive, afirmar que não apenas a história do PCB que é marcada por divergências e disputas, mas também o próprio estudo sobre sua história.

Downloads

Publicado

17/03/2022

Como Citar

Oliveira, H. C. R. de. (2022). PARTICULARIDADES NA FORMAÇÃO DO PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO: QUESTÕES PRELIMINARES ACERCA DA FUNDAÇÃO DO PCB. Entropia, 6(11), 206–230. https://doi.org/10.52765/entropia.v6i11.263