PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS

  • Lívio Silva Oliveira Doutorando e Mestre do Programa de Pós-Graduação de Sociologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS/UFRGS)

Resumo

O trabalho proposto tem como objetivo analisar e compreender os desdobramentos das jornadas de junho de 2013 na cidade Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. A capital gaúcha possui um histórico político marcante no sentido mobilização popular, alternando situações de crise e organização de movimentos sociais, e participação cidadã no momento decisório da cidade. As jornadas de junho de 2013 foram o cume de uma sucessão de eventos ocorridos em Porto Alegre nos últimos anos, principalmente aqueles referentes à Copa do Mundo, aos quais são abordados no decorrer do texto. Com efeito, as manifestações de rua catalisaram ações que tiveram reflexos nas instituições do Estado e apresentaram novos atores políticos e outras tentativas de fazer política no contexto porto-alegrense, em especial o Bloco de Lutas, grupo que se destacou nas referidas jornadas. A radicalização de posições e de discursos políticos também está no escopo desta pesquisa. A metodologia empregada nesse trabalho foi o trabalho de campo e a análise de material da mídia, além da literatura referente às áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais e jurídicas.

Publicado
Jan 14, 2017
##submission.howToCite##
OLIVEIRA, Lívio Silva. PORTO ALEGRE E AS MANIFESTAÇÕES SOCIAIS: ALGUNS ANTECEDENTES E DESDOBRAMENTOS. Entropia, [S.l.], v. 1, n. 01, p. 115/131, jan. 2017. ISSN 2526-2793. Disponível em: <http://entropia.slg.br/index.php/entropia/article/view/29>. Acesso em: 20 set. 2017.