Apresentação
Na termodinâmica, entropia é o conceito que mede a grandeza da desordem de um sistema físico que se apresenta como a medida do grau de desorganização das partículas em um determinado sistema. De acordo com a lei da termodinâmica, a entropia é o grau de aleatoriedade em qualquer sistema sempre aumentado. Então quanto maior a desordem, maior a alteração do seu estado e, consequentemente, maior será o grau de entropia. Pode ser chamada de entropia negativa quando leva à falência um sistema, ou seja, não há alteração do seu estado.
Ao refletir sobre a mídia, a entropia da informação é definida como sendo uma forma de medir a quantidade de informação. Está relacionada com entropia negativa, ou seja, quando a informação é estabelecida, o grau de entropia será menor. É a entropia da informação que identifica o grau de incerteza de uma informação.
A sociedade brasileira se caracteriza pela exclusão, pelo caos social, pela grandeza da desordem e da desigualdade, por olhares difusos acerca de sua própria realidade, em parte, por conta das leituras entrópicas apresentadas pelas grandes corporações midiáticas.
Nesse contexto, os movimentos sociais buscam redefinir essa realidade trazendo à tona o que se encontrava submerso: a exclusão, o autoritarismo, a repressão. Por conta disso, são criminalizados e desqualificados pelas corporações midiáticas. Entropia buscará desvelar a grandeza das lutas efetuadas pelos movimentos sociais e o embate contra a mídia tradicional. Medir a grandeza da desordem social do país e as tensões que envolvem essas relações é o objetivo da revista.