O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS NO INTERIOR DO PARANÁ: O QUE MOTIVOU OS ESTUDANTES A OCUPAR A ESCOLA

Autores

  • Ângela Maria Corso UNICENTRO / Irati

Resumo

  Este artigo analisa o movimento de ocupação das escolas públicas – o Ocupa Paraná – no ano de 2016 protagonizado pelos estudantes do ensino médio. As ocupações das escolas, de forma geral, foram compreendidas como um grande movimento de resistência da juventude estudantil às reformas educacionais voltadas para o ensino médio anunciadas naquele ano pelo Governo Federal através de Medida Provisória 746/2016. A ação coletiva de ocupar a escola levantou as seguintes perguntas: o que motivou os estudantes a ocupar a escola? Como os jovens das cidades pequenas e/ ou no interior do Estado participaram desse movimento? Trata-se um recorte da pesquisa que está sendo desenvolvida no doutoramento na Unicamp, na linha Educação e Trabalho, a qual tem como sujeitos da pesquisa os jovens das escolas que foram ocupadas na cidade de Irati, pelo fato de termos acompanhado in loco o desenrolar de tal fenômeno social e pelo potencial de ação sociopolítica que aquele movimento representou

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Publicado

29/03/2022

Como Citar

Corso, Ângela M. (2022). O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS NO INTERIOR DO PARANÁ: O QUE MOTIVOU OS ESTUDANTES A OCUPAR A ESCOLA. Entropia, 4(07), 165–184. Recuperado de https://entropia.slg.br/index.php/entropia/article/view/317