TERRITÓRIO, ENCANTADOS E LUTA: PESSOAS E ENCANTADOS NA LUTA PELO TERRITÓRIO QUILOMBOLA SANTA ROSA DOS PRETOS (ITAPECURUMIRIM/MA)

Autores

  • Dayanne Da Silva Santos Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA), FAPEMA/CNPQ - PPGS UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v5i10.344

Resumo

Este trabalho, busca dialogar com os estudos que envolvem a luta quilombola no Brasil e a titulação de seus territórios em meio aos diversos processos de expropriações de terra na expansão de projetos de desenvolvimento econômico. É enquanto identidade em devir que teceremos reflexões sobre como se resiste a empreendimentos que estão se instalando em áreas já ocupadas pelo povo negro, no qual essas instalações atualizam no presente processos antigos de racismo. Tomamos como caso empírico o território quilombola Santa Rosa dos Pretos, localizada no município de Itapecuru-Mirim, no Estado do Maranhão.  Durante a pesquisa fizemos uso de observação direta (in loco), anotações de caderno de campo, etnografias, entrevistas semiestruturadas com pessoas e com os encantados (Tambor de Mina) do território. Nesse contexto, este trabalho é um ponto de partida para entender como é tecida a política do território tendo como foco a escuta dos encantados do Tambor de Mina, religião de matriz africana. Mais precisamente, fui levada em campo a pensar a encantaria como uma modalidade de pensamento e prática cotidiana que amplia o debate sobre a política quilombola no Brasil.

 

Downloads

Publicado

09/05/2022

Como Citar

Santos, D. D. S. (2022). TERRITÓRIO, ENCANTADOS E LUTA: PESSOAS E ENCANTADOS NA LUTA PELO TERRITÓRIO QUILOMBOLA SANTA ROSA DOS PRETOS (ITAPECURUMIRIM/MA). Entropia, 5(10), 76–97. https://doi.org/10.52765/entropia.v5i10.344