DAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS AO GOVERNO BOLSONARO: DESAFIOS À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO

Autores

  • Graciela Fabrício da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v5i10.345

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fazer um balanço das ocupações estudantis ocorridas na rede estadual do Rio de Janeiro em 2016, a partir da perspectiva da luta de classes. Nesse sentido, compreendemos que o movimento de ocupação das escolas foi uma luta empreendida pelos estudantes secundaristas contra a precarização da educação púbica resultante das políticas neoliberais. Ao final, apontamos os desafios enfrentados pelo movimento estudantil com a ascensão do conservadorismo e as possíveis saídas para a transformação social.

 

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Publicado

09/05/2022

Como Citar

Silva, G. F. da. (2022). DAS OCUPAÇÕES DE ESCOLAS AO GOVERNO BOLSONARO: DESAFIOS À EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. Entropia, 5(10), 98–123. https://doi.org/10.52765/entropia.v5i10.345