QUEM QUER A SUA MTV? CAMINHOS DE UMA NOVA EMISSORA NO BRASIL (1984-1990)

Autores

  • Carlos Eduardo Pereira de Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v5i10.414

Resumo

O presente trabalho analisa as tentativas de entrada da MTV no Brasil durante a década de 1980, no contexto de transição democrática e a promulgação da Constituição Federal de 1988. A MTV Brasil inicia suas operações em 1990, através do acordo entre Grupo Abril e Viacom, sendo a primeira emissora segmentada no país, direcionada ao público jovem e transmitida em UHF. Sua particularidade repousa na transmissão em rede aberta e inserida no contexto de renovação e liberdade da sociedade brasileira, que estruturaram narrativas de abertura política, social e cultural, tendo como marco a promulgação da Constituição Federal de 1988. Assim, este artigo procura aproximar os motivos pelo qual as propostas de entrada da MTV não se efetivaram, nos acordos com TV Gazeta em 1985, e Rede Manchete em 1986, e o processo pós-ditatorial envolto por rupturas e permanências na construção da democracia. O acordo entre MTV e Grupo Abril foi possível por conta da efetivação da Carta Constitucional, que garantia o fim do aparato censório estatal, e a nova regulação das concessões de televisão. Utilizo como fonte os jornais Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, com matérias que versaram essas questões. Para isso, diálogo com Renato Ortiz e Marcos Napolitano, na compreensão do processo de modernização cultural brasileira e os caminhos políticos nos anos 1980, e Reinhart Koselleck na análise dos futuros-passados que envolveram a MTV. 

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Publicado

09/06/2022

Como Citar

Pereira de Oliveira, C. E. . (2022). QUEM QUER A SUA MTV? CAMINHOS DE UMA NOVA EMISSORA NO BRASIL (1984-1990). Entropia, 5(10), 30–59. https://doi.org/10.52765/entropia.v5i10.414