ACADÊMICOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO SISTEMA PENAL DO PARÁ

O DILEMA DIANTE DA FUNÇÃO DA PRISÃO EM RESSOCIALIZAR E PUNIR

Autores

  • Salomy Lobato UFPA
  • Vera Lucia de Azevedo Lima UFPA
  • Andrea Chaves UFPA
  • Maria Auxiliadora Araujo Universidade do Estado do Pará (UEPA)
  • Adrilayne dos Reis Araujo UFPA

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.487

Resumo

O objetivo deste artigo foi traçar o perfil sociodemográfico, acadêmico e penal de detentos que cursam o ensino superior. O método contou com pesquisa descritiva, aplicação de questionários. Os resultados revelam um perfil de vulnerabilidade socioeconômica cujas dificuldades perpassam desde tempo insuficiente para atividades de estudo e outros de ordem da conveniência do Sistema Prisional.  De acordo com a pesquisa o acesso ao ensino superior nas prisões tem ocorrido em instituições privadas, principalmente em cursos à Distância. Considerando que a prisão além de punir tem também por função contribuir para um melhor retorno a sociedade é importante que o Sistema Penal estabeleça parcerias com Universidades Públicas com programas de ações afirmativa, pautado na democratização do ensino e na perspectiva de uma recuperação mais digna para esta população.

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Publicado

15/08/2023

Como Citar

Lobato , S. ., de Azevedo Lima, V. L. ., Chaves, A. ., Araujo, M. A. ., & dos Reis Araujo, A. . . (2023). ACADÊMICOS EM SITUAÇÃO DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO SISTEMA PENAL DO PARÁ: O DILEMA DIANTE DA FUNÇÃO DA PRISÃO EM RESSOCIALIZAR E PUNIR. Entropia, 7(14), 78–103. https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.487