RELAÇÕES DE PODER NO DOMÍNIO DA EDUCAÇÃO E DA ARTE: DIÁLOGO ENTRE GOFFMAN, FOUCAULT E BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.491Resumo
Este artigo desenvolve uma reflexão que procura estabelecer a possibilidade de um diálogo de Goffman com Foucault e Bourdieu. O objetivo é propor um debate conceitual em torno da noção de poder nas perspectivas teóricas destes autores, fazendo aproximações com os campos da arte e da educação, abordados através de experiências empíricas distintas. O argumento central do artigo assenta sob campos de pesquisa interdependentes – Cultura, Educação e Arte – desenvolvidos em três pesquisas em andamento. No domínio da arte, a investigação se dá em torno do espaço da resistência e criatividade frente às formas de dominação do campo. Em seguida, ao tratar de educação, a investigação se alinha na abordagem do poder como instrumento de dominação, sujeição e disciplina. Busca-se como possibilidade, o diálogo entre uma perspectiva orientada para uma tradição microssociológica concentrada na análise na interação situacional e uma abordagem de poder entendido no seu sentido relacional. Parte-se do pressuposto de que para uma teorização do sujeito moderno, descentrado e relacional, só é possível a partir de um diálogo entre uma abordagem que considere ação e estrutura como partes indissociáveis da relação social.