MARCAS DO QUE SE FOI: UFANISMO E PROPAGANDA NA DITADURA NO BRASIL

Autores

  • Fernando Vieira Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro
  • Andrei Maurey PUC-Rio; Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia (LMSM)
  • Thiago Araújo UFRJ - Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia (LMSM)

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.493

Resumo

O presente trabalho se propõe estudar o papel da propaganda nos meios audiovisuais, TV e cinema, por parte da Ditadura no Brasil. O corte de tempo para a produção é o dos anos 1970 e 1980. A escolha desse período se remete ao duplo contexto que envolvia o governo ditatorial no Brasil: a derrota da oposição armada no campo militar reforçando o papel modernizador do governo nas relações sociais e econômicas e a necessidade de recomposição de bases de apoio junto à sociedade brasileira após a crise do Milagre Econômico.

Teoricamente, o que se busca demonstrar é a propaganda como um  instrumento de persuasão num momento de desgaste do emprego da coerção. Construir e reforçar laços entre o governo e a sociedade brasileira se apresentava como um dos objetivos das peças de propaganda veiculadas pelo governo na TV e no cinema.

Para o trabalho além de artigos e livros que discutem o tema, serão analisados os filmes de propaganda do período.  A seleção dos filmes será feita de acordo com temáticas previamente definidas. Os filmes se encontram no Arquivo Nacional que os disponibilizou em rede no site do Youtube. Serão indicados os links de cada filme analisado.

Analisar o discurso que perpassa cada permite a compreensão dos objetivos e propostas contidas na filmagem. Além disso, desde sua criação em fins do século XIX assistiu-se a intersecção entre cinema e a história. Podemos perceber que a análise visual das peças de propaganda nos permitirá mergulhar no contexto histórico de época, percebendo as nuances que marcavam o Brasil no período. Nossa conclusão será a de demonstrar como que a ação da propaganda se inseriu no contexto de avanço da industrialização de bens de consumo, atingindo, no entanto, os segmentos médios urbanos e não conseguindo ampliar as bases de apoio do governo ditatorial. Construindo a reflexão a que se propõe o presente artigo.

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Publicado

15/08/2023

Como Citar

Vieira, F., Maurey, A., & Araújo, T. . (2023). MARCAS DO QUE SE FOI: UFANISMO E PROPAGANDA NA DITADURA NO BRASIL. Entropia, 7(14), 172–201. https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.493