A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA PSICOPEDAGOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Isaías Dos Santos da Cunha Universidade Federal do Amazons (UFAM)
  • Francisco Alcicley Vasconcelos Andrade Universidade Federal do Amazons (UFAM)
  • Renan Albuquerque Universidade Federal do Amazons (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.499

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida elementar a discussão sobre a importância do psicopedagogo para o desenvolvimento da educação inclusiva dentro das escolas inclusivas. O ponto de partida para a análise deste estudo gira em torno da reflexão sobre a atuação deste profissional e sua importância na conjuntura. Dessa maneira, a questão principal dessa investigação é analisar a conjuntura da inclusão escolar contemporânea, uma vez que acreditamos que o psicopedagogo tende a facilitar o processo educativo. A metodologia da nossa pesquisa é de natureza qualitativa, não probabilística, com validade externa. O estudo tem como aporte a pesquisa bibliográfica para buscarmos dados históricos e atuais sobre o objeto pesquisado. Nesse ínterim, inferimos que mediante este artigo a figura do psicopedagogo pode ajudar a instituição escolar a lidar melhor com as dessemelhanças, acrescentando novos valores, induzindo docentes e estudantes a confiarem que juntos são capazes de estudar e aprender.

Downloads

Publicado

15/08/2023

Como Citar

Dos Santos da Cunha , I., Vasconcelos Andrade , F. A. ., & Albuquerque , R. . (2023). A IMPORTÂNCIA SOCIAL DA PSICOPEDAGOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO. Entropia, 7(14), 245–256. https://doi.org/10.52765/entropia.v7i14.499