A CONSTRUÇÃO DA CULTURA ESCOLAR PRISIONAL COMO CATEGORIA DE ANÁLISE PARA A EDUCAÇÃO NO CÁRCERE
DOI:
https://doi.org/10.52765/entropia.v8i16.546Resumo
Este artigo, fruto da tese de doutorado, apresenta-se como um recorte do estudo de caso de inspiração etnográfica em que se buscou entender como se dão as relações entre a cultura escolar e a cultura prisional, considerando-se também as culturas sociais de referência dos estudantes, como relevantes na construção da categoria de análise cultura escolar prisional. O entendimento da importância do diálogo entre as culturas que atravessam o contexto escolar da prisão foi o ponto de partida para a pesquisa, para a reflexão sobre os objetivos da pena de prisão e da educação prisional, na contemporaneidade. Deste modo, construiu-se o conceito de cultura escolar prisional para viabilizar a compreensão das diversas redes de significado, práticas, valores, costumes e comportamentos referentes ao contexto escolar construído e experienciado na prisão. A pesquisa pretendeu discutir os conceitos de cultura escolar, cultura da escola, cultura prisional e cotidiano escolar, reconhecendo seus entrelaçamentos, e os utilizando como categorias de análise para entender a construção da memória da cultura escolar prisional, em relação às suas práticas pedagógicas, à organização do espaço e às interações entre os atores.