PROTESTO E ENFRENTAMENTO EM PLENO AI-5: RECONSTITUIÇÃO DO PRIMEIRO ESPETÁCULO DE TEATRO-JORNAL NO BRASIL

Autores

  • Laura Barbano Aragão UNESP
  • Mariana França Soutto Mayor USP

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v9i18.587

Resumo

 O presente artigo discute as implicações políticas da modalidade Teatro-Jornal no Brasil, por meio da reconstituição do espetáculo “Teatro-Jornal: Primeira edição” (1970) do diretor Augusto Boal. Para tanto, é imprescindível entender a relevância política do trabalho de Boal, bem como seu papel no surgimento e no fortalecimento de práticas teatrais de cunho político e mobilizador no Brasil, como o Teatro-Jornal. Esta modalidade foi fundamental enquanto prática de enfrentamento, principalmente durante a ditadura militar brasileira. Dessa forma, o presente trabalho debate a importância política e histórica da modalidade Teatro-Jornal, inaugurada no Brasil em 1970, além de reconstituir cenas do espetáculo, ressaltando sua forte resistência refletida tanto na multiplicação de células de enfrentamento à ditadura, quanto no fomento de discussões sobre a realidade da época.

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Publicado

02/10/2025

Como Citar

Barbano Aragão, L., & França Soutto Mayor, M. (2025). PROTESTO E ENFRENTAMENTO EM PLENO AI-5: RECONSTITUIÇÃO DO PRIMEIRO ESPETÁCULO DE TEATRO-JORNAL NO BRASIL. Entropia, 9(18), 109–125. https://doi.org/10.52765/entropia.v9i18.587