SINDICALISMO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO ACADÊMICA

REFLEXÕES TEÓRICAS E SENSO COMUM SINDICAL

Autores

  • Everton Werneck de Almeida PPGEDUC - UFRRJ (Ppgeduc-UFRRJ) . Integrante do grupo de estudos e pesquisas Habitus e práticas.

DOI:

https://doi.org/10.52765/entropia.v9i18.592

Resumo

Sob um contexto de acentuada precarização do trabalho docente que, embora constitua traço estruturalmente marcante do campo educacional do Brasil enquanto nação ocupante da periferia do sistema capitalista mundial, intensifica-se sob o contexto histórico de hegemonia das políticas neoliberais, o sindicalismo de professores da educação básica pública resiste representando uma das poucas categorias profissionais que, a partir de seus sindicatos, ainda guardam algum poder de mobilização após a contraofensiva neoliberal que solapou as bases sindicais de amplos contingentes de trabalhadores brasileiros. Entretanto, essa mesma luta sindical docente, embora tenha, de certa forma, resistido à “avalanche neoliberal”, nem por isso escapou incólume a tal processo histórico, encontrando, até hoje, grandes dificuldades em suas lutas e capacidade de mobilização. É em meio a este quadro histórico brevissimamente relatado que tem lugar a pesquisa intitulada “Professor, sindicalista, acadêmico: por uma crítica da crítica do sindicalismo docente”. Com base no referencial teórico construído pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a referida pesquisa possui enquanto objeto o conjunto de militantes e ex-militantes sindicais do magistério que posteriormente irão se dedicar a estudos e pesquisas acerca do mesmo sindicalismo docente, em programas de pós-graduação e seus cursos de mestrado e doutorado. Ao contrário do que à primeira vista possa aparentar, a pesquisa supracitada, através de pesquisas bibliográficas e documentais, revela-nos, a princípio, que o grande número de sindicalistas e ex sindicalistas estudando e pesquisando sobre o tema sindicalismo docente não garantiria, a priori, a existência de uma “produção militante”, no sentido da constituição de uma massa crítica de estudos e pesquisas intimamente ligados às lutas coletivas do magistério e, portanto, capaz de orientar tais lutas. Estas, no entanto, seguem sendo travadas de maneira um tanto quanto “intuitiva”, orientadas por um conhecimento prático político-sindical, destituídas de um importante processo de estudo e reflexão crítica capaz de desaguar em uma renovação das práticas sindicais que em muito poderia dotar a ação coletiva dos professores de novos instrumentais capazes de reavivar o movimento docente e, assim, fortalece-lo em suas lutas contra as políticas neoliberais.

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Publicado

02/10/2025

Como Citar

Werneck de Almeida, E. (2025). SINDICALISMO DE PROFESSORES E PRODUÇÃO ACADÊMICA: REFLEXÕES TEÓRICAS E SENSO COMUM SINDICAL. Entropia, 9(18), 192–208. https://doi.org/10.52765/entropia.v9i18.592