CHARTER SCHOOLS E VOUCHERS EDUCACIONAIS NOS JORNAIS: O SUBTERFÚGIO DO DISCURSO DA QUALIDADE REPERCUTIDO NA MÍDIA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.52765/entropia.v8i15.521Resumo
O presente artigo objetiva analisar textos jornalísticos que abordam propostas de privatização identificadas com as escolas charter e os vouchers educacionais, a fim de contribuir para a superação da concepção estreita de qualidade encontrada nos jornais. Foram examinados os jornais brasileiros com maior incidência de publicações sobre os temas no período de 2009 até 2021, a saber: “Gazeta do Povo”, “O Globo” e “Estadão”. Perseguindo o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa que coletou textos jornalísticos e utilizou técnicas de análise de conteúdo (BARDIN, 2010). Notou-se que grande parte dos textos são favoráveis à implementação dos modelos de privatização no Brasil. A defesa desses modelos tem se amparado na ideia de que a qualidade da educação privada é superior, atribuindo isso a uma suposta eficiência da gestão privada atrelada ao desempenho escolar dos estudantes, à competição entre escolas e à responsabilização docente. Ressalta-se que essa premissa não se confirma quando são analisados os resultados obtidos por charter e vouchers nos EUA. Por fim, conclui-se que, os textos jornalísticos ignoram um debate mais profundo acerca dos fatores que interferem na qualidade da educação, promovem uma visão acrítica e ignoram a ineficácia dos instrumentos de gestão empresarial para lidar com os problemas das escolas públicas