v. 8 n. 15 (2024): Só a Luta muda a Vida
Em 8 de janeiro de 2023, o Brasil assistiu assombrado o avanço da turba que ao destruir o Congresso, o Planalto e o STF buscava destruir a própria democracia brasileira. Nós, do Laboratório de Movimentos Sociais e Mídia (LMSM) que controla a revista Entropia publicamos nota nas redes sociais condenando a ação golpista e defendendo a manutenção do governo eleito do presidente Lula.
Escrevemos: “Em 1985, após 21 anos de trevas, arbítrio, violência estatal e graves violações dos direitos humanos, o Brasil retomou os rumos do processo de democratização, brutalmente interrompido pelo golpe civil-militar de 1964.
A Constituição de 1988, ainda que com limitações, reforçou esse compromisso com a democracia e fundamentou as bases da Nova República – processo em franca deterioração desde 2016.
Com a vitória eleitoral do Sr. Jair Messias Bolsonaro, aprofundou-se a ameaça contra o Estado Democrático de Direito. Aliás, desde que tomou posse, o presidente vem manifestando diuturnamente o seu desprezo pelos princípios mais elementares da vida democrática.”
E terminamos com um chamado aos nossos parceiros: “Nós do LMSM nos posicionamos na defesa da democracia no Brasil. Não nos omitimos e não nos calaremos frente aos preparativos, cada vez mais nítidos, de uma nova aventura golpista, instaurando uma nova jornada de arbitrariedades, violência e terror.
A ciência jamais poderia se calar frente às sombras do irracionalismo e à impostura dos que dela se utilizam apenas como recurso retórico.
O LMSM conclama seus parceiros a uma firma posição contra o golpe e em favor da democracia.”
Um ano após o triste episódio, o LMSM e a revista Entropia congratula-se com o povo brasileiro que ainda pode respirar a liberdade democrática.